Bacalhau com natas das 2 Amigas

Bom dia Alegria,

Hoje trago uma receita de bacalhau com natas, que me foi ensinada por uma amiga há uns 9 anos. Fiz uma pequena alteração a receita dela é feita com postas de bacalhau cozidas, lascadas, pele e espinhas tiradas que substituí por bacalhau desfiado, a dela é com batata palha frita na hora, mas eu por norma, por ser mais rápido acabo por usar a de pacote já pronta, mas também frito, quando é uma ocasião mais especial. A principal alteração foi mesmo a introdução de delícias do mar aos cubos. Esta ideia surgiu num dia em que não sabia o que fazer para o almoço e em que não dava tempo para descongelar nada (há dias assim), ao mexer no congelador vi que tinha bacalhau (mas pouco) e delicias do mar em palitos. Resolvi misturar tudo para compensar a falta de bacalhau e resultou muito bem.
Cá vai a receita.

Bacalhau com natas das 2 Amigas

Ingredientes:
500 grs de bacalhau (demolhado desfiado)
10 palitos de delícias do mar
1 cebola (picada)
2 dentes de alho (picados)
1 cenoura grande ou 2 médias (raladas)
150 grs de batata palha (eu ponho a olho)
2 pacotes de natas para culinária
queijo e pão ralado q.b.
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
azeitonas (para enfeitar)

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º.
Num tacho colocar o bacalhau a cozer. Noutro tacho maior, aquecer azeite e refogar a cebola e o alho. Quando estiver bem refogado, adicionar a cenoura e deixar amaciar.
Depois do bacalhau cozido, desfia-se ainda mais e junta-se ao refogado com as delícias. Mexer constantemente até as delícias começarem a partir e nessa altura juntar as batatas, misturar e desligar o lume.
Numa tigela, colocar as natas e temperar com sal e pimenta. Verter sobre a mistura do bacalhau mexendo sempre, quando estiver bem homogéneo deitar para um pirex e polvilhar com a mistura de pão ralado e queijo. Enfeitar com as azeitonas e vai ao forno para dourar. Servir com salada e está pronto a saborear!!!





Bom Proveito!

Nota: Neste por acaso não coloquei as delícias, nem o queijo, fica ao gosto do freguês. Desta vez, acrescentei amêndoa laminada torrada misturada com o pão ralado.
Também se poderia juntar um alho francês a refogar junto com a cebola e já ficaria diferente.
Alguma dúvida estou à disposição.



Beijinhos







Mensagens populares