Crianças e tarefas domésticas

Boa tarde Alegria,

Hoje o tema que trago é ligeiramente polémico e como tal, as opiniões dividem-se, há quem ache muito bem e há quem ache que não senhor as crianças não tem obrigação.
Eu concordo com a atribuição de tarefas aos mais novos, porque desde cedo devem de ter a noção de como se faz, ganharem a responsabilidade de as fazer. Porque se a criança(s) ajudar(em), assim a mãe e o pai têm mais tempo para se dedicarem e brincarem com as criança(s), e contribui para que se tornem adultos capazes de tratarem de si e das suas coisas.
Cá por casa ando a tentar que o meu miúdo ganhe o hábito de fazer a cama todos os dias, tenha o cuidado de arrumar os brinquedos quando acaba uma brincadeira, ajudar a pôr a mesa, etc.
Até agora a rotina que ele mais gosta é o ir buscar os ovos ao galinheiro e assim que chega a casa lá vai ele direitinho e também acha piada o apanhar fruta ou legumes e andar na horta.

Existem várias tarefas, umas que têm que ser feitas todos os dias e outras que são inseridas na limpeza da casa e como tal só serão realizadas quando necessário.
A atribuição de tarefas pode ser feita de duas maneiras: directamente impostas ou com o método de tirar à sorte (que eles acabam por achar piada porque é sempre uma surpresa).
O método do "Directamente Imposto" é fácil de perceber como funciona certo???? São todas as tarefas que nós estipulamos ou não para serem feitas por eles.
O método do "Tirar à Sorte"  também é fácil, basta escrever cada tarefa num pedaço de papel e colocar num saco que não seja transparente. Depois embaralha-se e a criança tira sem ver um ou mais papelinhos, para saber o que terá que fazer nesse dia.
Acho preferível ser uma mistura dos 2, porque as tarefas para tirar à sorte serão todas as que sejam para o bem estar da família, por exemplo pôr a mesa, ou ajudar a lavar a loiça e as directamente impostas tudo o que seja devido a utilização do próprio ou seja, fazer a própria cama, arrumar os brinquedos, etc e que serão da responsabilidade todos os dias.

Tarefas para crianças de 6 anos:

Fazer a cama /tirar lençóis
Pôr a mesa/Tirar a mesa
Ajudar a lavar loiça
Varrer
Aspirar
Fazer separação de lixo
Colocar a roupa no cesto da roupa
Arrumar brinquedos
Regar as plantas /horta
Apanhar roupa do estendal
Dobrar alguma roupa
Limpar o pó aos móveis (Podem usar uma meia, daquelas sem par, na mão para limpar)
Ajudar a preparar refeições (lavar alimentos)
Ajudar a fazer biscoitos e bolos

O meu rapaz há algumas destas que gosta muito de fazer e nem preciso de pedir, mas outras temos que andar constantemente a relembrá-lo, mas o importante é ir tentando que ele faça.
Mais tarefas para diferentes faixas etárias, será para outro dia.

Espero que tenham gostado!!!

Beijinhos.






Comentários

Mensagens populares