Doce de Kumquat

Boa tarde Alegria,

Aqui em casa há uma árvore a quem chamávamos de Laranjeira de Jardim, já sabíamos que a fruta da mesma tinha que ser comido com a casca uma vez que esta é que era o elemento doce das mini-laranjas. O que não sabíamos era que afinal esta fruta é a conhecida kumquat, que nunca associamos que era, uma vez que o nosso citrino é redondinho e o conhecido kumquat é ligeiramente oval, graças à Páscoa fizemos esta descoberta porque os primos do marido conhecem também esta variedade.
Até aqui nunca nos tinha dado para fazer doce do mesmo até 6ª feira. O sogro pediu-me para fazer um bolo para cantar os Parabéns a um amigo dele, então decidi rechear um bolo com este doce, a modos de criar um contraste de sabor entre o doce (do bolo e cobertura) e o amargo (da compota de Laranja Amarga = Kumquat). Eu já tinha provado o contraste e apreciei e parece que também fez sucesso entre eles e é o que se quer.

Então vamos lá anotar a receita:

Doce Kumquat ou Laranja Amarga 

Ingredientes:
1 Kg de Kumquat (partido em rodelas finas e sem caroços)
675 grs de Açúcar Gelificante (eu uso o do Aldi)






Preparação:
Colocar a fruta e o açúcar num tacho. Deixar ferver durante 6 minutos e triturar.

Depois verter ainda quente em frascos esterilizados e voltar de cabeça para baixo, para criar vácuo. Esperar uns minutos e guardar.

Simples de fazer e de comer.

Sugestão: Por norma a proporção de fruta com o açúcar é 2:1, mas neste caso por a fruta ser mais azeda do que o normal acrescentei mais 175 grs. Deixei ferver mais tempo para ficar com uma boa consistência para barrar o bolo.
E não se esqueçam de ir fazendo o doce e ir cantando "Minha laranja amarga e doce,  Meu poema......"  (risos).

Espero que gostem e bom resto de Domingo!!!!

Beijinhos

Comentários

Mensagens populares