Frango com limão e arroz branco

Boa tarde Alegria,

A receita de hoje foi me "apresentada" pela família do marido, já há uns bons anos e certamente muitos de vocês a conhecem com outro nome que eu não ouso colocar aqui (risos), uma vez que o limão vai dentro do frango, acho que me fiz entender certo?????
Para não variar é uma receita fácil, rápida de preparar, poucos ingredientes e saborosa.
A receita do arroz branco também vou pôr aqui uma vez que muitas pessoas ficam admiradas com a forma como eu o faço e já sabem é muito simples de fazer.
Para quem quiser, naqueles dias em que não apetece cozinhar o que está previsto na ementa, dá para sair do trabalho, ir buscar um frango e fazer para o jantar, por isso vamos lá à receita.

Frango com limão e arroz branco

Ingredientes:
1 Frango (inteiro, com pele e limpo de gorduras)
1 Limão (inteiro e lavado)
2 Caldos de carne

Para o Arroz:
Arroz (1 medida)
Água a ferver (medida a dobrar, sempre)
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º.
Depois colocar o limão pela parte aberta do frango e um caldo de carne (nessa parte) e colocar outro caldo de carne no orifício do pescoço.
Dispor o frango num tabuleiro e vai ao forno 45 minutos ou quando estiver bem douradinho. A meio do tempo voltar o frango, dando um corte na parte das pernas e no peito (vai sair gordura), nos dois lados.



Arroz:
Num tacho levar a aquecer em lume brando o azeite, juntar o arroz e o sal, mexendo de vez em quando para não colar. Entretanto levar a água a ferver (numa chaleira que é mais rápido), juntar ao arroz e mexer bem.
Deixar cozer sem mexer e sem tapar, até o arroz formar pequenos buracos e notar que está seco.
Desligar o lume e manter tapado no mínimo 5 minutos até servir.
Quando for servir , mexer o arroz.

Sugestão: Quando junta a água para cozer o arroz, pode adicionar igualmente uma rodela de limão. Quando uso a máquina de cozer a vapor o caldo que sai da carne dá para usar na cozedura da água, se a quantidade não for suficiente acerta - se a medida com água.
Por norma, o caldo usado é o de galinha, mas prefiro o sabor com o de carne.

Bom proveito e apetite!!!

Beijinhos


Comentários

Mensagens populares