Manta em croché para sofá

Boa tarde Alegria,

Hoje está um daqueles dias, assim pró cinzento e nada melhor para encher de cor do que o que vos venho mostrar hoje.
Desde pequena sempre me lembro de fazer ou ver fazer croché ou tricot, que para muitas pessoas poderá ser coisa de velhas, para uma larga escala é uma óptima forma de acalmar a cabeça e deixar as preocupações de lado. Recordo-me de com 6 anos, estar sentada à lareira na casa dos meus avós maternos e de fazer tricot pontos básicos olhando mais para a televisão do que para o trabalho e saiam os pontos bem bonitinhos.
Ainda hoje mantenho este gosto e adicionei o gosto pelo ponto cruz (que já não faço há uma eternidade) e mais tarde os Arraiolos (mas sobre isto fica quem sabe para outro dia), resumindo tudo o que meta trabalho de mãos e agulhas tenho curiosidade. Aquilo que me dá mais gosto fazer em croché são Mantas, gorros, cachecóis, botinhas, etc, por vezes tento aventurar-me a fazer outras peças mas não me ficam como eu espero e acabo por desfazê-las, posso tentar ver a melhor forma de resolver e aprimorar a arte com a ajuda da Elaine e dos seus vídeos e igualmente com amigas do Facebook, mas acabo por voltar à minha paixão pelas mantas e afins.
Hoje venho-vos mostrar uma Manta (em 2 tons, rosa e beringela) que estou a fazer para aquecer o pessoal quando estamos no sofá (apesar de estar a chegar o bom tempo, esperemos nós), que tem pontos muitos simples (correntinha, baixo, alto duplo e alto triplo), mas que conjugados de forma correcta acaba por criar um efeito com relevo muito interessante. Faz lembrar o ponto picoca, mas não é bem.

Vamos lá pegar nas agulhas.


Manta em croché para sofá

Pontos utilizados:
Correntinha
Ponto baixo
Ponto Alto Duplo
Ponto Alto Triplo

Material:
9 novelos de Fio Acrílico "Caricia" Classic
Agulha nrº 8 (4mm)


Realização:

1ª Volta - Faça Correntinhas em nrº Ímpar da largura que desejarem.

2º Volta - No 1º ponto faça 2 correntinhas, seguido de 1 Ponto Alto Duplo em cada  ponto da volta anterior.

3ª Volta - Comece com 2 correntinhas, e em cada ponto da volta anterior faça um Ponto baixo , 1 Ponto Alto Triplo, alternando até chegar aos últimos 2 pontos da volta em que tem de se fazer 1 Ponto Baixo, acabando com um Ponto Alto Duplo.

4ª Volta - 1º Ponto com 2 correntinhas, fazendo até ao final 1 Ponto Alto Duplo.

Depois é só ir alternando entre a 3ª e a 4ª volta, até atingir o tamanho desejado.
A última volta tem de ser toda em Ponto Alto Duplo.

Sugestão: Este é um ponto que podem utilizar em várias peças, desde Ponchos, gorros, cachecóis.

Espero que tenham gostado!!!


Beijinhos

Comentários

Mensagens populares