Bacalhau com Alheira a la Marmita

Boa Tarde Alegria,

Será que é desta que o calor veio para ficar??? Se foi que não venha cá feito bruto, porque senão a minha "intenção" não se aguenta de tão baixa que fica e depois junta-se a dor de cabeça (como ontem) e não há condições. Mas depois baixa a tensão e para fazê-la subir nada melhor que qualquer coisa salgada (risos), mas não muito, como por exemplo a receita de hoje, mas nada de abusar porque têm um enchido e um salgado e já sabem os efeitos que tem. Praticamente só coloquei sal nos ovos e  nos grelos ao saltear.
Mais uma receita a la Marmita, porque me apeteceu juntar 2 receitas que se podem fazer sozinhas, mas que eu resolvi fazer numa só, são elas: a deste bacalhau com ovos mexidos com alheira. O miúdo repetiu portanto já podem imaginar que ficou saboroso porque para uma criança comer bacalhau nem sempre é fácil.
Vamos lá à receita desta maravilhosa especialidade.

Bacalhau com Alheira a la Marmita

Ingredientes:
500 grs de Bacalhau (demolhado em lascas)
1 Alheira
3 Cenouras (raladas)
1 Cebola (picada)
2 Dentes de Alho (picados ou no meu caso alho em pó)
Azeite q.b.
2 Ovos (médios)
1 Pacote de natas
Noz-moscada q.b.
Sal q.b.
Queijo emmental q.b. (ralado)
Amêndoas (1 punhado mal cheio e triturado)
Flocos de Aveia (1 punhado também mal cheio e triturado)
Grelos q.b.
Beterraba q.b.


Preparação:

Comece por cozer o bacalhau e a alheira. Pode colocar logo noutro cesto os grelos também a cozinhar (Eu cozinhei a vapor).

Pré-aqueça o forno a 180º.
Faça o refogado com o azeite, cebola e o alho em pó. Quando estiver bem loura, junte a cenoura ralada e deixe cozinhar um pouco.

Quando a cenoura estiver mole, adicione o bacalhau e a alheira desfeitos, deixe os sabores misturarem-se por 5 minutos em lume brando, mexendo ocasionalmente. Verta para um pírex.
Entretanto, numa tigela bata os ovos com um pouco de sal e noz-moscada, junte por fim as natas e o queijo, batendo mais um pouco.
Deite esta mistura por cima do bacalhau e polvilhe com a mistura de amêndoas e flocos de aveia triturados.


Vai ao forno cerca de 20 minutos e até estar douradinho por cima.
Enquanto o bacalhau está no forno, salteie os grelos numa frigideira com azeite e alho. Prepare uma salada de beterraba, ralando-a e temperando com azeite, vinagre balsâmico, sal e alho.

Está pronto a servir.


Nota: Da necessidade de não ter em casa pão ralado, nem tostinhas para ralar, surgiu a lembrança de usar a amêndoa e a aveia.
Eu usei o queijo porque tinha um restinho e para não estragar coloquei-o.
Os grelos só me lembrei depois de os fazer como acompanhamento e enquanto os arranjei, o resto cozeu e daí não ter colocado tudo ao mesmo tempo.


Espero que gostem!!!!

Beijinhos.

Mensagens populares