Cataplana de Frango

Boa tarde Alegria,

Como tinha prometido hoje trago - vos a receita da Cataplana que o maridão fez no dia do meu aniversário. Confesso que continuo sem saber bem as quantidades que ele utilizou, uma vez que o rapaz é cozinheiro a olho, vê uma remessa de receitas, fixa os ingredientes que mais lhe agradam, depois mistura tudo (logo não fixou quantidades e foi ponto a gosto).
Portanto eu dou -vos a receita, com umas quantidades mais ou menos certas (pelas fotos também dá para ter noção) e vocês acertem também consoante o vosso gosto pessoal e claro dependendo do tamanho da vossa cataplana, a nossa dá para 10 pessoas à vontade.
Acho que já tinha referido que a escolhida foi de Frango, porque sinceramente eu não aprecio por aí além marisco e peixe "cozido" também não é o meu forte.

Vamos lá à receita maravilha.

Cataplana de Frango


Ingredientes:

6 peitos de frango (cortados em cubos)
1 cebola grande  (em meias-luas)
20 Camarões (descascados, com cabeça e rabo)
2 pimentos (verde e vermelho em fatias)
3 dentes de alho (picados)
2 folhas de louro (partidas)
1 ramo de cheiro (salsa e coentros)
150 grs de bacon (em tiras)
1 kg de ameijoas
azeite q.b.
sal e mistura de pimentas q.b.

Preparação:

Temperar o frango com sal e a mistura das pimentas.
Colocar na cataplana o azeite e leva-se a refogar a cebola, alhos e as folhas de louro. Quando começar a ficar transparente junta-se a refogar as tiras de bacon.


Estando lourinho colocam-se os peitos de frango, deixando cozinhar até ficarem passados por fora, juntando os pimentos e fechando a cataplana, deixando cozer na totalidade, cerca de 25 minutos (vai depender do tamanho da cataplana).


Assim que estiver o frango e os pimentos bem cozinhados, abre-se a cataplana e vão as ameijoas, camarão e o ramos de cheiros por cima , não mexendo. Fecha-se de novo e fica mais 10 minutos ao lume.


Passado este tempo está pronta a degustar e que bela que foi.


Bom proveito!!!!

Beijinhos.

Comentários

Mensagens populares