"Fornata" de legumes

Boa tarde Alegria,

Certamente alguns estarão a pensar "Fornata", mas que coisa, lembrei me de lhe chamar isso porque é uma espécie de Frittata mas feita no forno (risos), muito original eu sei (certamente alguém já teve ideia igual). Esta parte da frase "teve ideia igual" fez-me lembrar a música dos Rádio Macau "Anzol", já sei que agora vou levar o dia inteiro a cantá-la (upssssss).
Voltando à receita fiz este prato porque havendo bastantes curgetes e ovos, tem que se tentar dar vazão à coisa e para além de evitar o desperdício, sempre é uma refeição em que não se ingere carne ou peixe, porque acho que é necessário fazer uma refeição ou outra cortando esse tipo de alimentos.

Então cá vai a receita.

"Fornata" de legumes

Ingredientes:

1 Cebola (picada)
2 Dentes de alho (picados)
2 Cenouras (raladas)
1 Ramalhete de Brócolos(separado em floretes)
2 Curgetes (cortada em palitos)
5 Ovos
 3 c. de sopa de Farinha
Leite q.b.
Queijo Ralado q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Noz moscada q.b.

Preparação:

Num tacho ou frigideira aqueça o azeite e refogue a cebola e os alhos. De seguida junte a cenoura, a curgete e os brócolos, tempere com sal, tape e deixe cozinhar, adicione água se necessário.
Pré -aqueça o forno a 180º. Unte uma forma com manteiga.
Entretanto, numa tigela, bata os ovos com farinha, leite e mais um pouco de sal e noz moscada.
Quando os legumes estiverem cozidos, junte a mistura dos ovos, envolva e verta na forma e vai ao forno, polvilhado com o queijo ralado, até ficar douradinho.
Pode servir acompanhado com salada, arroz de ervilhas ou até mesmo grelos salteados.

Espero que gostem, Bom apetite!!!!

Beijinhos.


Mensagens populares