Self-Care ou Cuidados Pessoais (em Português)

Boa tarde Alegria,

Certamente há muitas mães e pais que se sentem desmotivados, numa correria, sem tempo, nem paciência para arranjar o tempo para desfrutar, acima de tudo dos filhos e do principal olhar por nós próprios.
Começamos por querer fazer tudo e acaba-se por não dar-mos a devida atenção nem a uma coisa nem a outra, o que no final do dia nos faz ficar com mais culpa, ressentimento, ansiedade e tudo o que não presta metido na nossa cabeça, que nos vai provocar noites de insónia que resulta num amanhecer aborrecido, frustrado, zangado, etc. Isto só vai provocar mais desmotivação, falta de paciência, ou seja, é um ciclo vicioso.
Ao termos a preocupação diária de fazermos algo por nós, com tranquilidade sem ter de estar com o tempo contado por haver outras obrigações à nossa espera, nem com os miúdos ou graúdos sempre à volta a pedir alguma coisa, este momento só nosso, terá efeitos muitos benéficos na nossa saúde mental que se irá demonstrar nas nossa saúde física e certamente nos nossos comportamentos e na forma como encaramos o dia-a-dia.



Deixo-vos então algumas sugestões que podem fazer até 1h mais ou menos, consoante a vossa necessidade, para usufruírem no Momento só vosso:

- Ler um livro/ Revista.
- Ouvir música.
- Tirar uma soneca.
- Ir ver o mar.
- Fazer mimos a um animal de estimação.
- Fazer Artesanato / Tricot / Crochet.
- Praticar Ioga/ Alongamentos.
- Fazer uma caminhada.
- Dar um passeio de bicicleta.
- Pintar desenhos (mindfulness).
- Tomar um chá tranquilamente.
- Tomar um café com um/a amigo/a.
- Olhar as nuvens/ Paisagem.
- Fazer Jardinagem.
- Fazer um passeio fotográfico.
- Faça uma sessão de Spa em casa (banho ou duche quente, exfoliação, unhas, etc).
- Rezar.
- Fazer meditação.
- Fazer um Jornal de Gratidão (no final de todos dias deve-se escrever 3 coisas que aconteceu durante o dia da qual se sintam gratos).

Como devem de calcular há muito mais que pode ser feito, tudo tem a ver com a personalidade e os gostos pessoais de cada um.

Espero que tenham gostado.

Beijinhos.


Comentários

Mensagens populares