Semifrio de Banana Split

Boa tarde Alegria,

Que tal uma sobremesa fresquinha, que não sabe a pecado por ter muita fruta, para o fim de semana. Testei esta receita num almoço com amigos, tínhamos um aniversariante e serviu-se como bolo de aniversário. Não sei se acontece com vocês mas por norma bolo de aniversário a seguir a muita comida, há uma forte probabilidade de não haver vontade de o degustar, mas neste caso comeu-se muito bem, por ser mais leve do que um bolo, mesmo sendo a seguir a um almoço bem recheado, todos gostaram. Fiz algumas alterações nas dosagens, mas poucas, portanto espero que testem, seja a original ou a alterada e alterem vocês também se o acharem necessário.
Um conselho: Usem daquelas formas de fundo amovível, eu usei um tabuleiro (23 x 33) forrado com papel vegetal e depois não tive coragem de desenformar, pois achei que se ia desmanchar tudo.

Semifrio de Banana Split


Ingredientes:

Para a Base:
400 grs de Bolachas Digestivas (raladas)
230 grs de Manteiga sem sal (derretida)

Para a camada de queijo creme:
340 grs de queijo creme (à temperatura ambiente)
50 grs de Açúcar + 3 c. de sopa de Açúcar
3 dl de Natas (bem frias, para bater)

Para a camada de Fruta e Cobertura:
4 Bananas (rodelas)
1 Lata de Ananás em pedaços (escorrida, das pequenas)
500 grs de Morangos (fatias)
3 dl de Natas (bem frias, para bater)
3 c. de sopa de Açúcar
50 grs de Amêndoas (laminadas e torradas)
Raspas de Chocolate q.b.
Cerejas em calda (escorridas) q.b.

Preparação:

Forre o tabuleiro com manteiga (no meu caso com papel vegetal).
Numa tigela, misture as bolachas com a manteiga muito bem e forre o fundo do tabuleiro, prensando e alisando. Leve ao frigorífico para solidificar enquanto prepara a camada seguinte.
Numa outra tigela, bata o queijo creme com as 50 grs de açúcar e reserve. À parte, bata as natas com o restante açúcar em chantily e misture com o queijo até ficar homogéneo. Espalhe sobre a mistura das bolachas.
Por cima, ponha em camadas bem espalhadas, a banana, o ananás seguido dos morangos.
Bata as natas com o açúcar até ficar em chantily e barre a fruta, alisando (no meu caso ficou mesmo certo com o rebordo do tabuleiro).
Leve ao frigorífico no mínimo 4 horas e polvilhe com as raspas e as cerejas e antes de servir com as amêndoas (para evitar ficarem moles).


Sugestão: Podem usar topping de morango ou chocolate e outros frutos secos torrados à vossa escolha.
Se quiserem podem adicionar ao chantily aquelas saquetas de estabilizador para natas (eu costumo comprar as do Aldi) para aguentar até 4 dias no frigorífico, sem usar, não convém deixar mais do que 2 dias uma vez que a nata começa a libertar soro. Em vez de baterem as natas, podem sempre utilizar o chantily já pronto.

Espero que gostem!!!!

Beijinhos.


Comentários

Mensagens populares