Durante este mês de Junho

Boa tarde Alegria,

Este mês na horta continuamos a plantar as alfaces e as beterrabas, porque é o que mais consumimos, apesar de se poder plantar melões e melancias acho que são culturas que resultam melhor em estufas e compensa se for em grandes quantidades e aí é preferível irmos ao supermercado e comprar ou se alguém nos oferecer não se diz que não (risos). Por aqui já se vai colhendo para além do feijão verde, as alfaces e as beterrabas uns belo e deliciosos tomates cherry e as belas das curgetes, morangos e pitangas.
















Ainda ontem partilhei as duas limonadas  e agora nem de propósito está o Chef Vítor Sobral a apresentar o novo Livro dele "Receitas Lá de casa" na RTP, no programa "Agora Nós" a partilhar receitas de sumos naturais. Segundo o chef sempre houve o cuidado de na casa dele, mesmo nos dias de festa não comprar refrigerantes e sim fazer sumos naturais. Achei bem interessante a ideia, porque por ser mais prático acabamos por comprar refrigerantes (Açúcar, conservantes e outros excessos) muitas vezes e é tão rápido de se preparar um sumo caseiro e bem mais saudável.
Vai ser sem dúvida um hábito a pôr em prática a 100 %, para além de que podemos pedir ajuda aos miúdos e eles acham sempre piada ajudar na cozinha e poderemos evitar também o desperdício pois dá sempre para usar a fruta que já estiver a ficar assim mais para o murchita.
Exemplos de receitas dadas:
Manga, sumo de laranja e um pouco de cardamomo, vai tudo ao liquidificador a triturar.
Morangos, gengibre e sumo de laranja tudo para o liquidificador e espectáculo mais um pronto.

Para a semana já começam os Santos Populares, os Arraiais e sardinhadas, espero que se divirtam e aproveitem bastante. Lembro me de na minha infância saltarmos à fogueira que levava rosmaninho ou alecrim, era uma alegria ver os miúdos todos do sítio / bairro em fila, para cada um à vez demonstrar a bravura de conseguir saltar por cima ou por dentro do fogo. Nos dias de hoje seria impensável ver uma cena dessas, mas fomos tão felizes mesmo com estas situações perigosas.

Este mês já começam as férias dos miúdos e para os que ficam em casa há que arranjar actividades engraçadas  e interessantes para ocupar os tempos livres, mas com o compromisso que no fim da brincadeira todos ajudam na arrumação. Para além de idas à praia, jogos de tabuleiro (arranjando como prémio para o vencedor um lanche à escolha do mesmo) no ano passado aproveitei que descongelei o congelador e o pouco gelo que saiu fiz mini bolas de neve e uma batalha na rua com o miúdo, foi muito engraçado. Gelados caseiros também são uma boa opção seja os de gelo, com fruta ou mesmo os mais elaborados com natas e coisas do género, quem sabe se não criam um sabor fora de série.
Que seja um Verão de muita brincadeira e diversão.

Espero que gostem das ideias e que se possível ponham em prática.

Beijinhos.

Comentários

Mensagens populares