Febras com lentilhas

Boa tarde Alegria,

Já chegou o Outono, pelo menos já se notam as noites um pouco mais frias, já apetece uma coberta fininha por cima na hora de dormir, até já não custa tanto passar a ferro (já vai sabendo bem o quentinho), já se vai conseguindo fazer umas mantas, cachecóis, gorros, golas ou ponchos em croché (para quem gosta e para quem sabe fazer), que também é uma boa ideia para oferecer no Natal.
Também já vai apetecendo fazer uma comida com mais substância, mais "encorpada" ou como muitos dizem uma comida de conforto.
Nós por aqui hoje não comemos um prato muito pesado, foi antes algo que não é recomendável comer todos os dias, uma vez que as febras são fritas, mas tentamos compensar com o acompanhamento que são umas deliciosas lentilhas, mas que não deixam de confortar o estômago. Desde o miúdo aos mais velhos é um prato que gostamos muito e é tão fácil de preparar que vale a pena ter lentilhas, demolhadas e congeladas para estarem sempre prontas a usar, uma vez que é um acompanhamento que vai bem com quase tudo ou tudo mesmo.
Aqui fazemos da seguinte maneira:

Febras com lentilhas

Ingredientes:

6 Febras
Sal q.b.
Alho em pó q.b.
Sumo de limão q.b.
4 ou 5 dentes de Alho (laminados)
200 grs de Lentilhas (demolhadas)
1/2 Cebola (picada)
Azeite q.b.

Preparação:

Comece por cozer as lentilhas temperadas com sal. Enquanto cozem tempere as febras com sal, alho em pó e um pouco de sumo de limão.
Aqueça o azeite numa frigideira deixe alourar ligeiramente os dentes de alho laminados e frite as febras até ficarem douradas.
Entretanto faça um refogado com a cebola e um pouco de azeite e junte as lentilhas aproveitando parte da água em que cozeu e deixe ferver até o molho começar a engrossar e é sinal de que está pronto.
É só servir e está pronto a saborear.
Imagem da planta da Lentilha, fonte: Wikipédia

Nota: Não há foto, comeu-se tudo antes de me lembrar da foto do prato, upssssss.

Espero que gostem e bom proveito.

Beijinhos.

Comentários

Mensagens populares