Pudim da Malga

Boa tarde Alegria,

Ontem o meu sogro fez anos e os filhos decidiram que se deveria fazer um jantar para comemorar as 63 primaveras do Sr. Toni. Pois então o que saiu para a mesa foi um simples Cozido À Portuguesa (seguindo as instruções da melhor cozinheira que eu já conheci, a sra minha mãe). Para bolo de Aniversário fiz um bolo de bolacha inspirado numa espécie de criação do meu miúdo e como sobremesa a receita que vos trago hoje Pudim da Malga. Fiz este pudim pois o meu sogro gosta muito principalmente se levar um Xiripiti (leia-se um cálice) de Vinho do Porto.
A receita foi-me gentilmente cedida pela tia do meu marido e no dia em que me deu, se bem me lembro, ela contou-me que adora comer e fazer este tipo de pudim, mas como todas as receitas que tinha demoravam uma eternidade na preparação, ela acabava por desistir de as confeccionar e só as fazia em alturas muito especiais. Até que um dia, uma vizinha lhe deu esta receita e partir daí já saboreia um belo pudim quando lhe apetece. Falando de receitas ela ensinou-me esta e eu que sou péssima para fixar quantidades e modos de preparação, tenho que ter tudo apontado, fixei facilmente e sei que vocês também o farão.
Sem mais demoras, aqui vai uma fatia para vocês.

Pudim da Malga

Ingredientes:

1 Tigela (malga no Norte) tipo almoçadeira cheia de ovos (tamanho XL dá cerca de 9 ovos)
1 Tigela de Leite
1 Tigela (quase cheia) de açúcar
Raspa de limão (opcional)
1 Cálice de vinho de Porto ou outro licor (opcional)
Caramelo q.b.

Preparação:

Pré aqueça o forno a 180º e coloque dentro um recipiente com água para cozer o pudim em banho - Maria. Unte uma forma com caramelo.
Juntar todos os ingredientes numa tigela, mexer muito bem e verta para a forma.
Leve ao forno até ficar bem cozido, deixe arrefecer e leve ao frigorífico.
Desenforme antes de servir de preferência bem fresco.

Nota: O açúcar podem retirar até quase 2 dedos do rebordo da tigela para não ser muito doce.
Eu uso uma forma de bolo inglês em pirex e dá perfeitamente para esta quantidade de ingredientes.

Espero que gostem da sugestão.

Beijinhos.

Comentários

Mensagens populares