Carapaus Alimados

Bom dia Alegria,

Chegou o nosso querido mês de Dezembro e com ele o frio e as constipações, que é o que tem andado cá por casa e eu fiquei para o fim para a apanhar.  Para além das constipações tenho estado desaparecida pois ando com as mãos ocupadas entre massa de bolachas, agulhas e linhas (tudo a ver certo??? risos).
Por estes dias para fugir à carne e por apetecer peixe cozido cá por eles lados fizeram-se carapaus alimados um prato característico do Algarve.
Sempre que se faz este prato cá em casa é inevitável eu não me lembrar do dia do aniversário das Bodas de Pratas dos tios do meu marido, em que nós sem sabermos que era dia de festa combinou-se fazer isto e acabou por ficar para a história, por não ser um prato normal e ter havido muito brincadeira e o pessoal do Norte acabou por gostar da experiência.
Cá em casa fazem-se assim:

Carapaus Alimados

Ingredientes:

Carapaus pequenos q.b. (arranjados sem cabeça e sem tripas)
Sal q.b.
Água q.b.

Preparação:

Comece por deitar bastante sal na barriga dos peixes e vá colocando num alguidar em camadas deitando sempre mais sal entre elas, deixe tomar gosto durante 2horas mais ou menos.
Aí retire o excesso de sal e leve a cozer num tacho com água. Quando estiveres cozidos, vá passando e esfregando o peixe suavemente para lhe sair a pele dentro de água.
Sirva com batatas e legumes cozidos, tempere com azeite, alho e vinagre ou sumo e limão (para quem gostar) e está pronto a saborear.

Nota: Há quem deixe o peixe mais tempo, de um dia para o outro, mas irá ficar mais seco, portanto fica ao vosso critério o tempo de conserva.

Espero que gostem.

Beijinhos


Comentários

Mensagens populares