Flauta de Pã

Boa noite Alegria,

Hoje trago-vos uma sugestão de um instrumento musical que podem fazer aí em casa com as vossas crianças. A ideia veio porque como fomos ver "Peter Pan - O Musical" (dia 9 do Calendário do Advento) e vendo um livro ("365 experiências e outras ideias para criar e jogar" da edit. Girassol) com diversas actividades (arte, culinária, ciência, trabalhos manuais e natureza) para fazer, encontrei nele a explicação certa e achei que seria engraçado fazermos o instrumento (dia 10 do Calendário) que serve de amuleto à personagem principal , para os mais distraídos é uma Flauta de Pã.
Falando um pouco da peça que fomos ver, aconselho vivamente a irem pois a peça é muito dinâmica, é muito engraçado ver a interacção dos miúdos com os actores, a história não é o conto tradicional, tem umas alterações que lhe dão mais piada, os actores que cantam têm boa voz o que faz com que o resultado final seja muito bom. O meu pirralho que dizia que não queria ver porque já sabia como era a história, adorou ver a peça e já pediu para ir ver a próxima que eles irão trazer a cena que será: "Os 3 Porquinhos e a Revolta do Lobo Mau" e eu alinho porque mesmo os adultos vêm com satisfação a peça e esta só pelo título promete muita diversão com certeza.

Voltando ao que me trouxe hoje aqui, a nossa Flauta, o material é fácil de adquirir ou para desenrascar como foi o meu caso até devem de ter tudo em casa, se tiverem vão ver que em menos de nada se faz.

Flauta de Pã

Material:

1 metro de Tubo de Borracha
Plasticina
Fita cola
Fita métrica ou Régua
Tesoura
Marcador

Preparação:

Comece por medir e marcar as medidas para cada Nota Musical que serão:
Dó - 17,5 cm
Ré - 15,5 cm
Mi - 13,5 cm
Fá - 12,5 cm
Sol - 11 cm
Lá - 10 cm
Si - 9 cm
Dó - 8,5 cm

Depois de tudo marcado corte o tubo e coloque por os tamanhos por ordem, junte tudo e mantenha-os juntos colando com fita cola à volta em 2 sítios diferentes.
Por fim tape os buracos de baixo com um pouco de plasticina e está pronta a fazer uma bela escala de Dó.

Nota: Eu fiz com palhinhas que era o que tinha à mão e torna-se mais complicado para fazer as notas com o som limpo, uma vez que o sopro consegue apanhar 2 palhinhas ao mesmo tempo, mas dá para brincar e o miúdo quando consegue tocar uma nota fica todo contente, fazemos competições a ver quem consegue tocar o máximo de notas (risos), mas quero comprar um pouco de mangueira que não seja muito larga e ver qual será o resultado final.

Espero que gostem e me aguardem porque amanha vai ser dia de receita de bolo Rei.

Beijinhos.
 

Comentários

Mensagens populares