Sopa de alho francês com couve e feijão

Boa tarde Alegria,

Então hoje como está o tempo mais frio e já vai apetecendo e tendo em conta que estamos na semana da Alimentação, nada melhor do que trazer uma receita de sopa. Esta sopa foi feita de forma a aproveitar os legumes que haviam em casa, umas folhas de couve (para caldo verde) que andavam ali esquecidas na horta e mais um frasco de feijão em meio que me tinha sobrado de um arroz. Como cá em casa gostam de sopa com "entulho" saiu esta sopa que confortou e muito o estômago.
Há uma curiosidade em relação às sopas que eu ouvi uma nutricionista (que não me recordo o nome) ensinou de que as sopas não devem de exceder os 5 legumes. Por aquilo que me lembro se ultrapassar essa quantidade não fica tão rica em nutrientes, vitaminas, etc, uma vez que acaba por ser excessivo e corta os valores nutricionais, por isso já sabem até 5 legumes por sopa.

Sopa de Alho Francês com couve e feijão

Ingredientes:
5 Batatas Médias (descascada e cortada em cubos)
1/2 Cebola (partida aos cubos)
2 Cenouras (cortada às rodelas)
1/2 Alho Francês (cortado às rodelas)
4 ou 5 Folhas de Couve (para caldo verde, partida aos bocados)
1/2 Frasco de Feijão Manteiga
Sal q.b.
Água q.b.
Azeite q.b.

Preparação:
Na panela de pressão, coloque um pouco de azeite e refogue levemente o alho-francês, acrescente os restantes legumes, excepto a couve e o feijão.

Deixe saltear mais um pouco, junte a água necessária para cobrir os ingredientes e mais um pouco, junte o sal, feche a tampa e deixe cozer. (No meu caso como é com a panela de pressão eléctrica coloco no programa sopa). Quando estiver cozido, triture tudo, rectifique a água se necessário e o sal, acrescente a couve e o feijão e deixe ferver até estar a couve cozida. (no meu caso mais 3 m.)

Está pronta a saborear.

Nota: Podem juntar tudo em cru e deixar cozinhar normalmente, mas eu prefiro refogar um pouco o alho francês pois assim corta um pouco o sabor acentuado (que pessoalmente não gosto) que ele deixa. na sopa.
A receita é básica, mas sempre serve de lembrete aos mais distraídos que têm andado ausentes das sopas (risos).

Espero que gostem.

Beijinhos e bom fim de semana.

Comentários

Mensagens populares