Amêndoas Caramelizadas com canela e baunilha

Boa tarde Alegria,

Estamos a chegar à Páscoa e com ela os doces, os cabritos, os borregos e afins tradicionais da época.
Cá em casa o borrego e o cabrito eu dispenso mas o marido gosta, por isso às vezes la tenho que fazer o esforço de cozinhar para ele esse tipo de pratos (que deixam um cheirinho óptimo em casa, risos).
Mas hoje não vos venho trazer receitas salgadas, apenas uma guloseima que tem feito sucesso cá em casa, entre amigos e na escola do miúdo. Aliás o sucesso na escola da criança é tanto que ele diz que teve que andar a fugir dos colegas porque queriam todos comer (risos).
A receita é uma mistura de algumas que vi por isso espero que gostem da minha mistura e que se deliciem, para além disso é uma óptima oferta de Páscoa para miúdos e graúdos.


A receita é esta e só tem um senão, é feita na minha querida slow-cooker e penso que a forma de a fazerem no fogão tem que ser em fogo muito lento e possivelmente mexendo mais vezes do que as necessárias fazendo desta forma e os tempos também serão diferentes.

Amêndoas caramelizadas com canela e baunilha


Ingredientes:

600 grs de Amêndoas
80 grs de Açúcar branco
80 grs de Açúcar Amarelo
2 c. de sopa de canela
1 c. de sopa de baunilha
1 pitada de sal
1 Clara de Ovo
1 c. de sopa de Chocolate em Pó ou Achocolatado (opcional)


Preparação:

Comece por untar a slow cooker, pode ser da forma tradicional como as formas de bolo, como podem untar com óleo ou utilizar o desmoldante em spray.
Numa tigela colocam-se os açúcares, a canela, o chocolate (se utilizarem) e o sal, misturando tudo muito bem.
Noutra tigela junte a clara com a baunilha.
Passam-se as amêndoas pela mistura da clara e logo de seguida na do açúcar. Mexe-se bem de modo a ficarem bem cobertas e vão para a slow cooker por 3 horas no "Low", mexendo a cada 25 minutos.
Depois de o tempo acabado basta colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixar arrefecer, depois de frias separar as que estejam coladas.

Está pronto a saborear.

Aproveito e deixo-vos a dica (que já tinha deixado no facebook) de como limparem a slow cooker para quando ficam aqueles pedaços de comida agarrada e que com esta receita fica açúcar colado. A melhor forma é colocarem água até onde está sujo, colocam um pouco de vinagre e a seguir deita-se bicarbonato de sódio (tem que efervescer) e deixa-se ligada por 1 hora no "Low". Despeja-se a água e é só passar por água com ou sem detergente.

Espero que gostem.

Beijinhos.


Comentários

Mensagens populares