Desafio mensal "Évora": Ensopado de Borrego

 Bom dia Alegria,

Dei comigo agora inscrita nuns quantos grupos do Facebook relacionados com as máquinas que tenho na minha cozinha. Num deles que é o "Fussioncook e as amigas na cozinha" há sempre um desafio semanal e outro mensal, mas primeiro convém eu explicar o que é a Fussioncook , nada mais nada menos do que uma panela de pressão elétrica e multifunções. 

Não tenho a desta marca mas tenho a panela de pressão elétrica (Orbegozzo) e tenho a multicooker (Redmond), por isso acaba sempre por ser útil participar nestes grupos pois acabamos sempre por aprender coisas diferentes ou recordar coisas que já sabíamos e andávamos esquecidas (risos).

Então como eu dizia há sempre os desafios mensais, o que é muito interessante porque nos obriga a procurar receitas sejam de uma zona do país ou do mundo ou um ingrediente que por vezes não estamos habituadas a trabalhar, ou seja tira-nos da nossa de conforto, pois mesmo as receitas depois terão que ser adaptadas para cozinhar na máquina em questão. Eu abracei então o desafio mensal que era com gastronomia de Évora, confesso que não foi fácil porque ou aparecia me que eram receitas do Alentejo e não especificas da cidade ou então eram pratos que não seriam fáceis de fazer alterações na forma de cozinhar. Passei os olhos no borrego, que eu pessoalmente não gosto, mas sabia que tinha uma perna para fazer, aproveitei o desafio e por ser talvez a receita mais fácil de adaptar foi o que saiu, Um belo de Ensopado de Borrego.


Vamos à receita, tomem nota.


Ensopado de Borrego




Ingredientes:

1Perna de borrego (partida)

1 Cebola (picada)

3 Dentes de Alho (picados)

 2 Batatas (Cortadas às rodelas) 

Mistura de pimentas (moída na hora) q.b.

Sal q.b.

Pimentão doce q.b.

1 Folha de Louro

Azeite q.b.

3 Fatias de Pão Torrado

Salsa q.b.

Hortelã q.b.

Vinagre q.b.

Água q.b.


Preparação:

Depois da carne limpa de peles temperá-la com sal . Entretanto, na panela de pressão colocam-se o azeite, a cebola, o alho, a pimenta, colorau e o louro deixa -se aquecer o azeite e aí junta-se a carne e aloura-se de todos os lados.

Cobre-se a carne com água, fecha-se a panela programando 25 minutos.

Quando acabar o tempo, juntam-se as batatas e a salsa. Volta-se a fechar a panela e deixa-se mais 5 minutos (convém ajustar este tempo consoante a máquina de cada um), volta-se a abrir e verificam-se os temperos e pra finalizar acrescentam-se o ramo de hortelã e um borrifo de vinagre.

Está pronto a deitar numa terrina não esquecendo de colocar o pão torrado primeiro e depois verte-se o borrego com o molho suficiente por cima.


Espero que gostem, quem comeu disse que estava muito bom.

P.s.- As batatas coloquem consoante a quantidade de carne e de pessoas , eu sabia de antemão que quem comeu chega-lhe uma ou duas batatas.

Beijinhos e bom fim de semana.



Comentários

Mensagens populares